NO STRESS BRAGA
O PROJETO
O NO STRESS Braga é um projeto de Promoção de Saúde Mental na Infância inovador, especializado e único com uma abordagem multicontextual da criança em situação de vulnerabilidade – a própria, o seu contexto familiar e contexto escolar – que através de uma metodologia multidisciplinar com profissionais especializados e experientes em Saúde Mental se assume como resposta à necessidade emergente nesta problemática.
O NO STRESS Braga permite a identificação precoce de crianças com sintomas de sofrimento mental, através do rastreio de saúde mental com recurso a instrumentos clínicos validados para esta população, garantindo uma resposta imediata de intervenção psicoterapêutica individualizada para a criança em situação de vulnerabilidade, a sua família e professores através das Consultas de Psicologia, Programas de Competências Parentais e Programas de Capacitação de Professores.
A iniciativa permite o mapeamento em tempo real da condição de Saúde Mental das crianças do concelho de Braga através da generalização da amostra representativa das crianças integradas no projeto, assente em fundamentos científicos que sustentam a eficácia destes conteúdos enquanto estratégias promotoras de Saúde Mental. Este carácter inovador é reconhecido pela comunidade educativa e município de Braga tendo sido validada a importância da sua implementação e replicação nas escolas do concelho, o que já acontece desde o ano letivo 2022/2023.
O NO STRESS Braga contribui assim para um maior e atual conhecimento do estado da Saúde Mental das crianças. Esta informação ajuda a sustentar e priorizar as necessidades de intervenção em Saúde Mental e definição de Políticas.
O NO STRESS Braga valida a indicação da UNICEF (2021) de que a União Europeia deve promover uma abordagem coordenada de Saúde Mental e suporte psicossocial como uma prioridade no seu compromisso para a área da educação em 2025.
O CONTEXTO
A Saúde Mental está na base da capacidade humana de pensar, sentir, aprender, trabalhar, construir relacionamentos significativos e contribuir para comunidades e para o mundo. É parte intrínseca da saúde individual e um alicerce para comunidades e nações saudáveis. É um direito universal que deve ser promovido e protegido.
De acordo com a UNICEF (2021), 1 em cada 7 crianças e jovens dos 10 aos 19 anos têm um diagnóstico de doença mental. Em Portugal, cerca de 1 em cada 3 crianças e jovens, têm depressão e ansiedade, dos quais 19% apresentam sintomas moderados ou graves e 10% com risco elevado por apresentarem ideação suicida.
Os fatores de risco e de proteção podem ser organizados em três esferas de influência: O mundo da criança com foco no lar e nos ambientes de cuidado; o mundo ao redor da criança envolvendo a segurança e saúde emocional nas escolas e comunidades; e o mundo em geral inclui determinantes sociais em grande escala — como pobreza, desastres, conflitos e discriminação. Pesquisas mostram que a exposição a pelo menos quatro experiências adversas na infância está fortemente associada a comportamentos sexuais de risco, condições de saúde mental e abuso de álcool; esta associação é ainda mais forte com o uso problemático de drogas e a violência interpessoal e auto-direcionada.
POPULAÇÃO ALVO
O NO STRESS Braga tem como população alvo os alunos de turmas do 4.º ano de escolaridade do ensino básico do concelho de Braga, identificadas pelos diretores de agrupamento com prioridade de intervenção por incluírem crianças em situação de vulnerabilidade (migrantes, refugiados, contexto socio-económico desfavorecido, crianças com manifestação de alterações de comportamento e/ou manifestação de sofrimento mental).
OBJECTIVOS
DO PROJETO
O NO STRESS Braga tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das crianças, através da promoção da Saúde Mental e da prevenção de Doença Mental, assim como a deteção e intervenção precoce nas crianças em situação de vulnerabilidade e com manifestação de sintomas preditores de Doença Mental, identificadas através do rastreio mental incluído na avaliação inicial e final.
A iniciativa inclui sessões em contexto de turma em sala de aula com o professor titular, uma bolsa Consultas de Psicologia para crianças com manifestação de sofrimento mental identificadas através da análise dos instrumentos clínicos aplicados na avaliação inicial e final, com atuação imediata à sua deteção. A iniciativa inclui ainda ações de promoção de competências parentais e de capacitação de professores, com o objetivo de aumentar os níveis de literacia em saúde mental e dotar pais e educadores de ferramentas para a identificação precoce de sinais de alerta e para a promoção da procura atempada de ajuda especializada.
ENTIDADE
PROMOTORA
Irmãs Hospitaleiras Braga, uma instituição de saúde, com serviços de internamento, ambulatório e comunitário, direcionando a sua intervenção para a prestação de cuidados de saúde e serviços na área da Saúde Mental, desde a prevenção ao tratamento e reabilitação, desde 1932. A sua ação tem como base um modelo de intervenção integral, com primazia pela centralidade da pessoa, com respeito pela sua dignidade e individualidade, nos diversos campos de atuação. Tendo esta instituição 90 anos de existência e cerca de 25 anos de atuação na área da Reabilitação Psicossocial, tem nos seus quadros, técnicos qualificados nas áreas de Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, entre outros. As Irmãs Hospitaleiras Braga têm demonstrado ser uma instituição chave, na zona em que se insere, ao nível da Saúde Mental e Psiquiatria. O No Stress Braga foi um dos projetos premiados na área da prevenção e cuidados de saúde na edição CAIXA SOCIAL 2023, sendo distinguido em 2024 como um projeto diferenciador e com um enorme impacto na comunidade, marcou presença na cerimónia de entrega dos Prémios Caixas Social 2024 com o objetivo de promover a partilha de experiências e boas práticas proporcionando um espaço para discussões enriquecedoras e reflexões sobre os desafios e resultados alcançados, assim como, do seu modelo de implementação.
Para as Irmãs Hospitaleiras Braga, o apoio do Portugal Inovação Social e dos Fundos Europeus representam um ponto de viragem para o NO STRESS Braga. O apoio não apenas valida o trabalho árduo, a visão e a dedicação de uma equipa empenhada em promover saúde mental e bem-estar na infância, como também permitirá escalar o impacto da iniciativa, chegando a mais crianças, mais famílias e mais contextos onde o investimento em saúde mental se traduz em sonhos e esperança.
A equipa integrante do NO STRESS Braga é constituída por profissionais de saúde especializados em saúde mental – Psicólogos Clínicos e Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiatria.
PERCURSO PROJETO NO STRESS BRAGA
ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO!